O Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou que concederá benefícios emergenciais de até 2.400 reais a famílias que vivem em cidades atingidas pela seca no estado do Rio Grande do Sul. Cerca de 10 mil grupos familiares devem receber 24 milhões de reais.

De acordo com a pasta, a intenção é minimizar o impacto da seca sobre moradores e produtores da região. Os pagamentos devem ser feitos em até duas parcelas, mas o valor dos benefícios não é fixo e pode variar de acordo com o perfil da família afetada.

Quem recebe R$ 2.400?

Apenas os familiares cadastrados em um único cadastro (CadÚnico), beneficiários ou não do Bolsa Família, têm acesso a pagamentos de até R$ 2.400. O valor é pago através do cartão do programa de transferência de renda.

“Atendemos 10 mil famílias, incluindo índios, quilombolas e pequenos agricultores”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Diaz.

A declaração foi feita após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira (22). “Para os agricultores de baixa renda, vamos trabalhar na transferência sem um empréstimo”, disse Diaz.

Bolsa Família de março será antecipado

O adiantamento do Bolsa Família de março é destinado a famílias que vivem em locais afetados por fortes chuvas ou desastres naturais. Por outras palavras, esta medida inclui todos os beneficiários que vivem em zonas onde foram provocadas catástrofes ou emergências públicas.

Nesse sentido, são atendidas as famílias residentes no município do estado de São Paulo atingido pelo desastre. De acordo com a pasta, a transferência será unificada e será feita no dia 20 de março, primeiro dia de pagamento para todos os beneficiários, independentemente da data de recebimento do primeiro benefício.

Calendário de Março do Bolsa Família

Para os demais familiares, ou seja, aqueles que não sofreram fortes chuvas, a transferência ocorrerá em data previamente divulgada pelo governo federal. Cheque:

20/03 – NIS Final 1;

21/03 – NIS Final 2;

22/03 – NIS Final 3;

23/03 – NIS Final 4;

24/03 – NIS Final 5;

27/03 – NIS Final 6;

28/03 – NIS Final 7;

29/03 – NIS Final 8;

30/03 – NIS Final 9;

31/03 – NIS Final 0.

Como consultar o benefício?

As seguintes opções de consulta são:

Através do aplicativo CadÚnico

  • Acesse o aplicativo CadÚnico e faça login usando CPF.
  • Selecione a opção Consulta completa.
  • Verifique se o seu cadastro está atualizado e se você tem benefícios ativos.

Consulta no aplicativo Bolsa Família

  • Acesse o aplicativo Bolsa Família ou o Auri Rio Brasil e faça o login usando o CPF.
  • Na primeira página, o requerimento indicará se a família foi aprovada ou não, e será reconhecida por meio do CPF.

Por telefone

Call Center 111 – Federação Caixa Econômica;

Call Center 121 – Ministério da Cidadania.

Fonte: Financasbrasil.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui