O Conselho Municipal da Assistência Social com o apoio da Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da Secretaria de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (03), a 12° Conferência Municipal da Assistência Social. Este ano refletindo o tema: Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos.

A solenidade de abertura aconteceu no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a formação da mesa de honra com as autoridades do município e a conferencista do evento. O momento solene teve o hino do município cantado e tocado pelos adolescentes acompanhados pela equipe do SCFV.

Após abertura, foi dado início aos trabalhos com um momento informativo com a equipe da Assistência Social que abordou os programas que o município dispõe e em seguida a conferencista trouxe a explanação sobre a temática e os eixos para discussão e elaboração das propostas.

A conferencista Ângela Bezerra, fala do número de pessoas dos mais diversos setores do município participando da Conferência.  “Aqui a gente tem a representatividade, tanto da Assistência Social, da Educação, da Saúde, assim como da sociedade civil organizada […]. A busca por um Sistema Único de Assistência Social que possa garantir de fato a efetivação do direito”, comenta Ângela.

A secretária de Assistência Social, Márcia Cristina, também destaca o momento como essencial para a formulação de mudanças. “A conferência nos garante esse espaço de garantia de direitos e é um momento importante, é um momento ímpar, embora a gente tenha que realizar a cada dois anos, mas cada uma é diferente”, disse a secretária que se mostra entusiasmada com a perspectiva de sair bons frutos do município.

“Hoje estamos aqui com propostas boas, com propostas interessantes e vamos analisar cada proposta dessa para ser validada”, pontuou.

Confiante, o vice-prefeito Isauri Moura afirma que todos são sabedores da realidade do município e que da Conferência sairá propostas relevantes para serem executadas pelas três esferas governamentais. “Nós iremos discutir a nossa realidade, mas já lançarmos propostas para as três etapas: município, estado e também a união que é o maior financiador de toda rede da Assistência Social”, ressalta Isauri.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Wilker Melão, ressalta a realização da Conferência. “É o momento em que o município vai discutir os programas, como estão funcionando, dá essa liberdade para população discutir o que está errado, o que está certo, o que pode fazer mais, o que está construindo de positivo, é nesse momento que elaboramos as propostas para conferência estadual e consequentemente a federal”, explica o presente.

O prefeito Sávio Moura, conta que tem dado todo suporte à Assistência Social. “O município de Lagoa do Sítio vem dando total apoio a Secretaria em nome da Márcia Cristina para que ela possa está dando um assistencialismo maior a todo o sitiolagoense”, enfatiza o gestor.

O prefeito ainda criticou os repasses que o governo federal tem feito para os municípios pequenos.  “Os municípios piauienses, ainda mais os 0.6 como aqui em Lagoa do Sítio vem sofrendo com os repasses do atual governo federal, são repasses que dificulta trabalhar, mas a gente está tentando marchar com tudo isso, em Lagoa do Sítio estamos conseguindo manter a estrutura que tínhamos nos últimos anos”, disse o prefeito.

Redação: Portal V1

Fotos: Alderi Sousa

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui