A Prefeitura de Lagoa do Sítio, atarvés da Secretaria de Assistência Social, pelo SCFV lançou no último sábado mais um projeto que irá beneficiar crianças e adolescentes do município, desta vez o balé, com a professora Carol Sousa de Ipiranga do Piauí.
A turma de balé é formada por crianças a partir de 06 anos de idade até adoelescentes de 15 anos. Estiveram presentes no lançamento a coordenadora do Serviço de Convivência Lucimar Soares, o coordenaodr do CRAS José Leylson, a primeira dama Joelma Luz, a secretaria de Assistência Social Márcia Cristina e a coordenadora do CREAS Marlene Roberto.
Quais as vantagens de aprender ballet na infância?
Autoestima
Ok, mas como é incentivada a autoestima numa aula de ballet? Trabalha os sentimentos e as emoções. Vai desconstruindo a crença de que ser bonito é fazer parte dos padrões impostos pela sociedade.
E usa técnicas para que cada criança enxergue sua beleza, suas particularidades e se ame de forma genuína.
Sociabilidade e novas amizades
Assim como todas as aulas extras que são feitas em grupo, o balé desenvolve habilidades de socialização e, consequentemente, de comunicação. As crianças interagem e acabam aumentando o círculo de amigos.
Autocontrole e disciplina
Conhece aquela imagem clássica de como fica o pé da bailarina dentro da sapatilha? Ela ilustra o autocontrole e a disciplina que quem estuda ballet precisa ter. A parte boa é que essa dedicação traz uma capacidade de superação. E, num ciclo virtuoso, acaba criando sentimentos de autoconfiança e autorrealização que se estendem para as outras atividades da criança.
Equilíbrio, postura e consciência corporal
Trabalhando a postura e a consciência corporal, o ballet contribui também para promover o equilíbrio, além de habilidades motoras e cognitivas.
Memória e consciência sensorial
Outro ganho importante é que a associação entre os movimentos que a criança pratica e o som da música desperta noções de ritmo. E isso ainda fortalece a memória, além de ajudar a criar consciência sensorial.
Foco e concentração
E, sim, por mais cheios de energia que sejam os pequenos, eles vão ganhando foco e concentração porque essas habilidades são trabalhadas durante as aulas com exercícios lúdicos e interação.
Saúde e peso adequados
Como exercício, o ballet traz benefícios à saúde, melhorando a condição física em geral da criança, além de combater obesidade e o sobrepeso, tão comuns nos dias de hoje.
Educação e cultura
E mais dois ganhos para fechar a lista muito bem. Quem dança ballet se aproxima de outras formas de cultura, como música e artes cênicas. E também aumenta sua facilidade de aprender e de memorizar sequências complexas.