Parar de fumar nunca é uma tarefa fácil. Largar o cigarro demanda tempo e determinação, além de ocupar boa parte do dia e do pensamento do fumante durante o desenrolar do processo. Se você é de Lagoa do Sítio e deseja parar de fumar e está em busca de apoio para alcançar esse objetivo, temos uma ótima notícia para você.

A Secretaria de Saúde do município de Lagoa do Sítio iniciou nesta sexta-feira 10/05, um novo grupo de combate ao tabagismo, os encontros serão na zona urbana, na UBAS Dr. Lindomar, com a enfermeira Paloma e demais profissionais da equipe 01.

No primeiro mês de tratamento, o paciente participará de reuniões onde passará por uma entrevista para avaliação inicial da sua condição de saúde, onde receberá orientações sobre mudanças de hábitos que deverão ser adotadas. Se tudo estiver bem, depois dessa etapa, ele é encaminhado para a Farmácia Popular onde receberá os adesivos de nicotina, que, ao serem colocados sobre a pele, possibilitam a retirada gradativa da nicotina do organismo, contribuindo para o processo.

 

Cada paciente recebe a quantidade de adesivo suficiente para um mês de uso e nesse período ele deve retornar pelo menos uma vez ao médico para acompanhamento. O tempo de uso dos adesivos varia de paciente para paciente e leva em conta fatores como tolerância, tempo de uso do cigarro e disciplina para o tratamento. E mesmo depois de se tornar um ex-fumante, a pessoa ainda fica três meses em acompanhamento médico até ser totalmente liberado.

A ação faz parte do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, que se destaca na articulação para implementação principalmente dos seguintes artigos da CQCT/OMS: Educação, comunicação, treinamento e conscientização do público; e Medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco. Além disso, por meio de seu trabalho em rede, cria uma capilaridade que contribui na promoção e no fortalecimento de um ambiente favorável à implementação de todas as medidas e diretrizes de controle do tabaco no país, ainda que não estejam diretamente sob a governabilidade do setor saúde.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui