Ir ao mercado, contar o dinheiro, usar o celular, ler, dirigir… São atividades que parecem simples, certo? Mas essas tarefas do dia a dia são afetadas pela catarata. A pessoa com catarata deixa de fazer pequenas tarefas corriqueiras e passa a depender dos outros em quase tudo. Com o retorno da visão, a capacidade para executar normalmente suas atividades é recuperada.
Pensando nisso a Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da secretaria municipal de saúde está realizando as avaliações para o tão esperado multirão das cirurgias de catarata, que está previsto para acontecer no início de junho deste ano.
A cirurgia da catarata consiste na troca da lente natural do nosso olho por outra lente, a chamada lente intraocular, ou LIO. Na escolha desta lente a ser implantada na cirurgia, é possível eliminar os óculos para longe (miopia, astigmatismo, hipermetropia) ou também para perto (presbiopia).
Segundo a secretária Francinêda Melo, as avaliações foram realizadas nos dias 14 e 16 de maio, após será analisado a relevância de cada avaliação constatando a necessidade da cirurgia ou não, critérios como idade e o tempo de espera do paciente também são levados em consideração.
Em 2021 o município foi contemplado com 25 consultas e 20 cirurgias, já em 2022 esse numero aumentou para 35 vagas para triagem e 28 para cirurgias e agora em 2024 foram 78 vagas para consulta onde está previsto a realização de 62 cirurgias.
Francinêda Melo resaltou ao Portal LS News o total apoio do prefeito Sávio Moura para a ação, que vai desde o trasnporte dos pacientes, alimentação e acompanhamento de servidores para auxiliar em todo o processo.
Vale a pena resaltar que se não houver o tratamento correto da doença, ela pode evoluir e até chegar ao estágio de perda de visão reversível. Não é possível determinar em quanto tempo a catarata cega, já que a condição varia de pessoa para pessoa. Sendo assim, a perda da visão pode ser mais ou menos rápida para cada paciente.