A Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal é rejeitada por 51% dos brasileiros. Os dados fazem parte de uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10). 41% dos entrevistados se mostraram favoráveis à proposta, 2% se dizem indiferentes e 7% não souberam responder.
Entre as mulheres, a maioria é contrária à reforma. 56% das mulheres se posicionaram contra e 34% se mostraram favoráveis. Entre os homens, a maioria é a favor da proposta. 48% disseram ser a favor e 45% afirmaram ser contrários às mudanças.
Segundo a pesquisa, a sugestão de uma idade mínima para mulheres se aposentarem é o ponto mais rejeitado pelos brasileiros entre os itens da reforma da Previdência. 66% dos entrevistados se posicionaram contra e 34% disseram ser a favor da idade mínima de 62 anos para as mulheres se aposentarem. A idade mínima de 65 anos para homens foi aprovada por 46% e rejeitada por 52% dos entrevistados.
No total, 61% aprovam regras diferentes para trabalhadores rurais e 53% para professores. Em relação aos militares, outro ponto de debate da proposta, 54% consideram que não deveria haver diferença, e 44% apoiam o texto apresentado pelo governo.
O Datafolha ouviu 2.086 brasileiros com 16 anos ou mais, em 130 municípios de todo o país, entre os dias 2 e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Agência Radio