O governo está finalizando os detalhes do programa que dará incentivos para os clientes residenciais e de pequenos comércios (que são atendidos por distribuidoras de energia) reduzirem de forma voluntária o consumo de eletricidade. Pelo programa, ganharia um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10%O bônus na tarifa deve valer até uma redução de 20% — acima disso não haveria benefícios.

Segundo informações do IG, a medida faz parte das ações do governo por conta da crise hídrica, a pior em 91 anos, que ameaça o fornecimento de energia elétrica. O valor exato do desconto ainda passa por refinamento por parte dos técnicos do Ministério de Minas e Energia. O objetivo é que o programa comece a valer em setembro e se estenda até abril.

Pelo programa, ganharia um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10% - Foto: Agência BrasilPelo programa, ganharia um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10% – Foto: Agência Brasil

Até sexta-feira, o governo trabalhava com a perspectiva de um bônus de R$ 1 por cada kilowatt-hora (kWh) do volume de energia acima da meta de 10%. Esse valor, porém, foi considerado muito oneroso para o sistema elétrico e o desconto final será menor. O valor final não está definido e deve ser alvo de discussões nesta segunda-feira (30).

O desconto será pago para quem economizar acima da faixa de 10%. Portanto, abaixo disso, não haveria um desconto — apenas a redução normal pela queda de consumo.

Fonte: Meiop Norte

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui