A Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da secretaria de agricultura iniciou na manhã desta quarta-feira 01 de Março, a plantação de árvores frutíferas nas principais avenidas do município. “Trata-se da reposição de árvores onde antes foram plantadas e por algum motivo não vingou e também a plantação onde ainda não havia sido arborizado como na praça recém construída na saída para o Sambito”, informou o secretário Raimundo Paiva.
Participaram dessa primeira etapa do plantio o prefeito Sávio, o vice prefeito Isauri Moiura, o secretário de administração Rodrigo, a chefe de gabinete Sheyla, a secretaria de controladoria Erismar Neta, o secretário de agricultura Raimundo Paiva, tudo sob a supervisão do engenheiro agrônomo Ademar Junior.
O prefeito Sávio Moura em conversa ao Portal LS frisou que a ação tem como objetivo principal propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade, sem esquecer que a arborização hoje é essencial a qualquer planejamento urbano.
O Secretário Paiva acrescenta que as árvores frutíferas, assim como as ornamentais, são fundamentais para o meio ambiente já que o plantio delas absorve o gás carbônico (CO2), que é um dos gases de efeito estufa, e libera oxigênio (O2), importante para a sobrevivência humana. Elas propiciam sombras e ajudam no equilíbrio do meio ambiente, vida local, assim como economicamente as propriedades ao entorno.
O secretário de meio ambiente Raimundo Paiva, conta como está acontecendo esse processo de arborização no município.
“Hoje nós arborizamos aqui a avenida Mundico Ferreira, amanhã vai ser a avenida Eudóxia Lima Verde e também as rua São José e a Unidade Básica de Saúde e a rua que dá acesso ao cemitério municipal, esse é mais um trabalho de arborização com mudas de plantas frutíferas”, disse o secretário.
Raimundo Paiva comenta que esse projeto já é uma ação para concorrer ao selo ecológico desse ano. “Essa é uma ação também para o selo ecológico, o ano passado nós já concorremos em 2021, conseguimos o selo C e ano passado foi o selo B e esse ano já é uma ação para o selo ecológico de 2023 que é o selo A”, explica o secretário Raimundo.