Os prefeitos da maioria das cidades do Piauí vão realizar um protesto no dia 30 de agosto, paralisando todas as atividades prestadas pelos municípios, com exceção dos serviços da saúde, considerados essenciais.
O Prefeito Sávio Moura confirmou ao Portal LS News que a Prefeitura de Lagoa do Sítio também fará parte do movimento de paralisação que acontecerá amanhã em vários municípios do Piauí, ficando então decretada paralisação dos serviços públicos municipais em Lagoa do Sítio, com exeção dos serviços de essenciais.
Esse é um movimento da APPM, que está mobilizando os prefeitos para realizar essa paralisação amanhã, por não concordar com essa redução do recurso do FPM. O FPM é um recurso Federal que é importante para a manutenção dos municípios, ele é distribuído no dia 10, 20 e 30 de cada mês. O Governo atual tem diminuído esse repasse.
A manifestação conjunta dos gestores de 90% das 224 prefeituras do estado do Piauí, se dá em virtude da queda significativa no repasse de recursos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os royalties do petróleo, bem como a demora na liberação das emendas de custeio da saúde.
Confira o Decreto;