Após um intervalo de 30 anos, o Japão retomou nesta segunda-feira (1º) a caça comercial de baleias. Durante esses anos, o país permitiu apenas “pescas para fins científicos”. A pesca de duas baleias por navios japoneses, munidos de arpão, significou a retomada da prática no país.
Duas baleias Minke foram caçadas por embarcações que zarparam do porto de Kushiro – segunda maior ilha do arquipélago japonês -, depois de uma cerimônia na qual vários políticos defenderam a legitimidade desta tradição. No país asiático, a caça e o consumo de carne de baleia fazem parte da tradição e datam do século XII.
As autoridades japonesas anunciaram que a expectativa é capturar 227 baleias para fins comerciais até o fim de 2019. A mudança acontece após o governo do Japão se retirar da Comissão Baleeira Internacional (CBI), organização internacional que prevê a conservação dos animais.
Polêmica
As caças são uma fonte de conflito entre os países e organizações pró e anti-caça à baleia. A prática foi proibida depois que algumas espécies foram praticamente levadas à extinção pela pesca predatória. O Japão defende que a caça anual à baleia é sustentável e necessária para o estudo científico e gerenciamento do estoque dos mamíferos.
Fonte: Agência Radio