O padre jesuíta Miguel Martins, de 63 anos, piauiense da cidade de Paulistana, foi convocado pelo Papa Francisco para participar da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que discutirá os rumos da igreja para os próximos anos. O evento, que este ano, conta com número recorde de mulheres, acontecerá em outubro, em Roma e mobiliza bispos, padres, não-bispos, leigos e religiosos de todo o mundo.
Ao todo são 13 brasileiros que foram convocados, entre eles o padre piauiense Miguel Martins, que atualmente exerce o cargo de Diretor-Geral do Centro Cultural de Brasília, no Distrito Federal. Ao todo são 80 latino-americanos ficarão um mês trabalhando em Roma, com o Papa Francisco.
Há 49 anos como jesuíta, e 29 anos como padre, Miguel Martins disse ao Cidadeverde.com que ficou surpreso em ser convocado.
“Foi uma surpresa. Como se trata do Sínodo dos Bispos, não achava que seria convocado, mas agora o papa decidiu abrir isso para outras pessoas, e para mim é uma responsabilidade muito grande. É um privilégio representar o Brasil e o Piauí. O papa tem privilegiado essa escuta mais sinodal e é uma alegria poder participar”, afirmou.
Miguel Martins disse que está animado para conhecer o papa. “Estou ansioso e animado. Ainda não vi a programação, mas acredito que vai ter algum momento em que vamos poder nos encontrar”, destacou.
Fonte: Cidade Verde