De acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2024, os homens brasileiros vivem, em média, 6,6 anos a menos que as mulheres. Parte das mortes prematuras de homens se deve a doenças preveníveis e evitáveis, sendo a resistência em procurar os serviços de saúde uma condição que colabora para o diagnóstico tardio de doenças, dificultando o tratamento e as chances de cura.
Durante todo o ano o município de Lagoa do Sítio, através da secretaria de saúde, trata de um assunto delicado e que ainda com resistência por partes de algum homes, à prevenção ao câncer da próstata. As diversas ações realizadas são intensificadas em novembro, por ser internacionalmente o mês dedicado a essa prevenção.
As ações são intensificadas ao longo do mês, pelas três equipes de saúde, também na Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS).
A Secretária de saúde, Francinêda Melo, frisou ao portal LS NEWS, que no dia 26 de novembro será realizado o dia “D” da campanha, onde serão realizados aferição de sinais vitais, atualização da caderneta de vacinação, avaliação do estado nutricional, realização de testes rápidos, coleta de PSA, educação em saúde (palestras), avaliação de saúde bucal com doação de kits, também sorteios de brindes, lanche e palestras com os temas: Doenças crônicas não transmissíveis (Drª. Fabiana), tabagismo (enfermeira Carol), câncer de próstata (Drº. Bruno) e IST,s Infecções Sexualmente Transmissíveis (Drª. Cydyara).
A campanha Novembro Azul traz mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde. Verificar a pressão com frequência e acompanhar a glicemia capilar são importantes para evitar doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e a realização de outros exames como colesterol, hemograma, triglicerídeos, entre outros.
Imagens de campanhas realizadas anteriormente.