A Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da secretaria de saúde, realizou na manhã da última quarta-feira 28/09, mais uma ação em alusão a campanha do Setembro Amarelo, uma oficina “Sinais de alerta ao risco de suicídio” foi realizada no auditório da referida secretaria.

Profissionais das secretarias de saúde e educação participaram da palestra que teve como objetivo principal combater e previr o suicídio, também sensibilizar os profissionais da saúde e educação para que se atentem aos sintomas do problema. O evento teve inicio as 09:00h da manhã e foi ministrada pelo Psicólogo Ivo Dantas.

As ações da campanha serão encerradas hoje 29, com blitz educativa, palestra e atividade de zumba na praça de eventos Antônio José, a realização fica por conta de secretaria de assistência social.

 

Dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Mundialmente, a taxa de suicídio está diminuindo, com a taxa global diminuindo de 36%, diminuições variando de 17% na região do Mediterrâneo Oriental a 47% na região europeia e 49% no Pacífico Ocidental. Mas na Região das Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período entre 2000 e 2019.

Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio.

Confira fotos da oficina realizada pela secretaria de saúde;

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui