A Educação socioemocional e psicológica devem ser trabalhadas com maior cuidado nesse período que estamos vivenciando.
Os profissionais da Secretaria de Educação estão visitando os alunos que já retornaram, mesmo que de forma híbrida, em busca de amenizar os níveis de insegurança e incerteza dos mesmos.
No dia 23 de novembro, pela manhã as Unidades Escolares Hélvidio Nunes e José Raimundo de Oliveira receberam a visita técnica dos profissionais Eloísa Bezerra que é Assistente Social da Educação e Wilker Melão Psicólogo no Município, onde foi realizadas palestras e também oficinas com os alunos.
Na manhã desta quarta-feira 17 de novembro, a Assistente Social da Educação Eloísa Bezerra esteve visitando os alunos do 1° ao 5 ° ano da Unidade Escolar Joaquim Manoel.
No momento foi trabalhado as competências socioemocionais, que são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que conectam-se a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
A Assistente Social destacou a importância de trabalhar essas competências com os alunos para um retorno às aulas presenciais mais seguro e consciente.
Para esse trabalho foi realizada a oficina Árvore dos Sentimentos, com um desenho de uma árvore, onde cada criança descreve seu sentimento em folhas, complementado a folhagem da árvore. Esta atividade permite conhecer e descobrir os momentos que cada aluno passou durante o período da Pandemia e o que estão trazendo de sentimentos para sala de aula.