A Prefeitura Municipal de Lagoa do Sitio, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social, Cultura e a Câmara Municipal de Vereadores o lançou na última terça-feira 22 de Junho,  o Projeto “Fortalecimento da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Criança, Adolescente e suas famílias em situação de violência”, o evento de inicio do projeto foi realizado na auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade se fizeram presentes o Vice-prefeito, Isauri Moura, Primeira Dama, Joelma Luz, Secretária de Saúde, Francineda Melo, Secretária de Assistência Social, Márcia Cristina, Secretária de Cultura, Luísa Soares, Técnicos e Profissionais das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

Em suas falas todos ressaltaram a importância do Projeto para o Município, que numa sociedade extremamente heterogênea como a nossa, as políticas de saúde em busca da defesa e garantia de direitos da Criança e do Adolescente têm um papel importante na diminuição das situações de violências dos mesmos. Esses problemas foram diminuindo com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em favor da infância e da juventude, porém ainda se tem muito a fazer a favor dessa causa.

“Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem ser tratados com prioridade absoluta nas políticas de saúde. Esses direitos estão consolidados no ordenamento jurídico brasileiro, mas, por vezes, são ameaçados pela violência difundida no tecido social, que afeta especialmente crianças, adolescentes e suas famílias. A violência resulta em altos custos econômicos e sociais para a sociedade, e também tem profundos efeitos emocionais nas famílias, devido ao impacto que tem na saúde, na qualidade de vida e nos anos potenciais de vida perdidos”. Enfatizou Francineda Melo, idealizadora do Projeto.

O Projeto tem como principal objeto levar orientações em forma de oficinas para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de violências que mais afetam crianças e adolescentes, destacando a importância do trabalho junto às famílias, os fatores de proteção, além de um alerta para as vulnerabilidades, riscos e para a identificação dos sinais e sintomas da violência.

A atuação em linha de cuidado induz à integração das várias ações desenvolvidas na rede de serviços e corresponsabiliza os gestores e os profissionais envolvidos desde a atenção básica até o mais complexo nível de atenção, exigindo ainda a articulação com os demais sistemas públicos, visando à promoção, à proteção e à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Confira os cliques do fotografo Alderi Sousa;

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui