O Programa de Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos (Proaja) já iniciou suas aulas dando oportunidade a 200 mil piauienses saírem da condição de analfabetismo para conhecerem o mundo da leitura e escrita.
É o caso de Maria Aparecida de Oliveira Mesquita, 61 anos, estudante da Unidade Escolar Heli Sobral, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. Para a aluna, “o Proaja é um aprendizado novo, pois não sei quase nada, não sei nem ler nem escrever, isso vai me ajudar muito e a todos que se interessaram em enfrentar [o analfabetismo]”.
O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, visitaram, nesta quinta-feira (25), a turma da dona Maria Aparecida, para acompanhar as aulas das primeiras turmas do Programa. O Proaja foi lançado em julho de 2021 com objetivo de reduzir radicalmente o analfabetismo no Estado. A meta é atender 200 mil jovens, adultos e idosos até 2022.
Na oportunidade o governador Wellington Dias deu as boas vindas ao alunos de Teresina e também de outras cidade do Piauí a exemplo de Alegrete, Vila Nova e São Julião por meio da mediação tecnológica.
“Um dos maiores programas do PRO Piauí na educação é o Proaja. A Seduc já credenciou 34 entidades para atender a demanda da alfabetização nos 224 municípios do estado. Essas entidades são responsáveis pela busca das pessoas analfabetas, pela contratação dos alfabetizadores e por toda a metodologia que será aplicada nas turmas. Fizemos a busca ativa de mais de 200 mil piauienses. Passamos pelo diagnóstico, agora chegamos às aulas, que alfabetizará a população piauiense adulta que ainda precisa de um programa como esse, garantindo esse direito”, explica Ellen Gera.
Fonte: Portal do governo do Estado