A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Valença do Piauí reuniu milhares de fiéis neste domingo (19). O evento religioso este ano ganhou mais um reconhecimento com a colocação no calendário de festividades do Governo do Estado.

O cortejo com os grupos dos dons juntamente com a confraria e imperadores da festa saíram da igreja de São Benedito até a praça Getúlio Vargas, onde aconteceu a celebração campal. Com muitos padres visitantes, presidiu a solenidade padre Edvaldo Barbosa, junto com ele estavam padre Davi, Miguel Júnior, Antônio Carlos, Genivaldo, o pároco padre Wanderley Morais, e os diáconos Balbino, Rogério, Evandro e Francisco.

A celebração solene é rica em significados que une o rito da solenidade de Pentecostes com a tradição popular em festejar o Divino com todo seu esplendor carregado pelos imperadores que todo ano passam o trono e a missão para outros que recebem a incumbência de andar durante todo o ano com o Divino em ação missionária.

O escritor Inácio Marinheiro que vive de Valença para Teresina, conta que sempre participa da festa que para ele é uma das mais importantes da igreja. “Essa festa do Divino eu acompanho há muitos anos, há 50 anos que moro de Valença a Teresina e estou sempre participando dessa festa, eu acho que o ápice da religião católica é a Festa do Divino”, disse o escritor que mesmo se tratando de um trauma sofrido recentemente devido a uma queda veio participar da solenidade de Pentecostes.

Presente na solenidade, o prefeito Marcelo Costa, ressaltou a beleza e significado do evento católico. “Hoje uma noite de muita comemoração, essa festa nossa do Divino Espírito Santo com muita alegria, uma verdadeira aclamação de fé, de louvor e uma belíssima festa, uma belíssima organização, está de parabéns todos que contribuíram essa organização”, elogiou o gestor municipal que comemora a entrada da festividade no calendário de eventos do estado.

O imperador Dr. José Itamar, fala do sentimento de ter sido imperador da festa e de ter assumido tamanha missão. “Eu estou assim extasiado com tanta felicidade, a gente concluiu um período do império que nos foi confiado e terminar assim de maneira tão efusiva, tão brilhante como foi essa festa de hoje, a gente fica muito grato a Deus, grato a Jesus ‘o filho’ e ao Espírito Santo”, agradeceu o imperador da festa desse ano.

A visitante Josy Maia, veio de Brasília a convite da imperatriz, ela reforça a alegria de vir participar e reencontrar tantas pessoas queridas. “É o segundo ano que participo dessa festa linda de Pentecostes, é um prazer enorme receber o convite da dona Ivete, a imperatriz da festa e eu vim fazer presença aqui sendo católica como eu sou, é uma festa que eu já participo independente de Valença ou não, e foi um prazer rever todos os meus amigos e participar dessa festa linda”, afirmou.

A festa do Divino Espírito Santo de Valença cresce a cada ano e junto com ela a missão daqueles que aceitam ser os imperadores, o pároco padre Wanderley Morais, ressalta as qualidades necessárias para se está à frente deste importante momento da igreja.

“É o que eu tenho dito pra eles, vocês vão assumir e é preciso ter diálogo com as pessoas, é preciso ter diálogo com os grupos, é preciso ter diálogo com o padre, proximidade com todo mundo, trazer o povo de Deus, exatamente as pessoas simples para próximo, para fazer realmente a festa acontecer, a gente tem que ter humildade e simplicidade no coração e na alma da pessoa para saber conduzir bem a Festa do Divino Espírito Santo”, explicou o sacerdote.

Para o ano 2024/2025 são imperadores da Festa do Divino Espírito Santo de Valença o casal José Wilson e sua esposa Raimunda Carlos.

Fonte: Portal V1

CONFIRA TODAS AS FOTOS NO PORTAL V1

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui