No dia em que a Igreja celebra Todos os Santos, fiéis e devotos de Lagoa do Sítio e de cidades vizinhas participaram da XXI Romaria à Pedra de São Francisco, realizada na localidade Mucambo. A tradição, que já ultrapassa um século de existência, tem ganhado mais estrutura e visibilidade nos últimos anos, com a construção de uma capela e melhorias que garantem maior acolhimento aos devotos.
O evento, marcado por fé, devoção e emoção, reuniu centenas de pessoas que subiram o morro do Mucambo para agradecer, rezar e celebrar a espiritualidade franciscana.
A força da devoção
Padre Davi, que presidiu a Santa Missa, destacou a importância do local e o crescimento da romaria ao longo dos anos. “Muito especial o local veja que todos os anos vai crescendo, as pessoas têm essa devoção aqui no morro do Mucambo onde nós celebramos todo dia 1º de novembro a Solenidade de Todos os Santos e essa devoção é o São Francisco de Assis, então é tão importante para a fé do povo, para a espiritualidade essa devoção”, refletiu o sacerdote.
Tradição centenária e fé renovada
Uma das organizadoras da romaria, doutora Vera, ressaltou o papel da fé como motivação principal para a realização do evento.
“É muita fé que traz esse pessoal todo aqui, e a gente sempre tentando, junto com a administração municipal, acolher esse pessoal da melhor forma possível, porque nós sabemos que eles vêm aqui porque eles acreditam, eles têm fé. Então aqui para nós é um espaço de muita fé, de muita oração, de muita gratidão por tudo que São Francisco já tem feito por todos nós”, afirmou.
Ela destacou ainda que, embora a devoção exista há mais de um século, a romaria passou a ter data fixa nas últimas décadas. “Esse movimento, ele tem mais de 100 anos, só que ele acontecia de forma esporádica”, frisou.
Apoio e valorização cultural
O secretário de Cultura do município, Evando Silva, também comentou sobre a importância do evento para a comunidade.
“Esse é um momento de muita gratidão, na verdade, como você pode ver, todos os anos a gente recebe uma grande quantidade de fiéis aqui no Mucambo, e esse ano não seria diferente, estamos aqui cada vez mais aprimorando o espaço para receber os nossos fiéis, tanto aqui da localidade de Lagoa do Sítio, quanto as demais cidades”, destacou.
O vice-prefeito Isauri Moura reforçou o crescimento da romaria ao longo dos anos e a força espiritual do evento.
“Acabamos de participar aqui da missa solene da 21ª Romaria, a pedra de São Francisco, já vem há 21 anos essa Romaria se repetindo, iniciou-se no ano de 2001/2002. De lá para cá vem se fortalecendo a cada ano e hoje, como nós podemos ver, o público sempre aumentando, os romeiros crescendo e isso fortalece a fé, fortalece a igreja e aqui a Serra do Mucambo tende a crescer, um local que traz uma paz, uma natureza esplêndida, graças a Deus”, ressaltou.
Caminho da fé e compromisso com a devoção
O prefeito Sávio Moura também marcou presença e destacou o sentimento de alegria por receber tantos devotos.
“É um momento de alegria estar aqui hoje, mais uma vez no festejo, e estar aqui recebendo todos os romeiros fiéis e devotos a Pedra de São Francisco, a gente fica muito feliz enquanto gestão, estar recepcionando todas as pessoas que vêm aqui, de várias cidades, de várias comunidades”, afirmou.
O gestor participou ativamente da romaria, caminhando cerca de 30 quilômetros da sede do município até o local do evento. “É um momento que a gente tem como a fé, primeiramente, de colocar e fazer esse propósito, são 30 quilômetros, é uma distância boa para você vir caminhando em vicinal, então a gente fica muito feliz de ter feito todo o percurso, chegar aqui com alegria, só agradecer a Deus por todas as maravilhas”, celebrou o momento.
Por fim, ele reforçou o compromisso da gestão em continuar investindo na infraestrutura do local. “A cada ano que se passa, o festejo vem crescendo ainda mais, a gente sabe que as pessoas que vêm aqui precisam de um ambiente melhor, então a prefeitura tem feito esse papel de infraestrutura aqui, de tentar melhorar o ambiente para que as pessoas venham, se sintam à vontade e que venham mais vezes, esse é o propósito da prefeitura, em parceria com a câmara de vereadores e toda a equipe”, concluiu.
A Romaria à Pedra de São Francisco segue como uma das mais importantes manifestações de fé da região, unindo tradição, religiosidade e a força da comunidade de Lagoa do Sítio.
RPEODUÇÃO: PORTAL V1

















