O dia de hoje é dedicado à celebração da pessoa idosa. A data comemorativa  foi adotada no Brasil somente no ano de 2006, conforme estabelecido pela Lei 11.433.  Trazer a reflexão a respeito dos direitos  dos idosos e o reconhecimento de suas prioridades são algumas das implicações na sociedade.

O fato é que a questão dos direitos dos idosos, é assegurado pelo Estatuto do Idoso e deve-se, primeiramente, comemorar as conquistas obtidas até o momento.

“Houve realmente uma evolução, todavia ainda temos muito o que procurar melhorar, porque a medida que você vai adequando à legislação é que vão surgindo necessidades de melhorá-la”, argumentou a delegada do Idoso, Daniela Barros.

Daniela Barros |Crédito: José Alves Filho

A delegada comenta que há uma conscientização maior com relação à pessoa idosa devido ao objetivo trazido pelo Estatuto do Idoso, no entanto, necessita de alguns ajustes.

” O problema maior é de uma amplitude social muito grande. Devemos primeiramente observar as relações do Idoso que são tanto as interpessoais e familiares. Infelizmente, o idoso dentro do seio familiar, acaba sendo vítima de mauss tratos, negligência, pode ser vítima de violação patrimonial, desvio de dinheiro e no convívio de terceiros, ele pode ser vítima de desrespeito”, falou.

De acordo com a delegada, a média anual de denúncias que a delegacia do Idoso de Teresina recebe, varia de 2 mil a 3 mil  boletins de ocorrência. A média é alta, mas compreende apenas as denúncias formalizadas.

“Quando um idoso está transitando na rua ele pode ser vítima de desrespeito às suas prioridades, ele também sofre violência verbal e até mesmo dentro de casa com seus familiares e cuidadores”, disse.

É necessário trabalhar também os membros de órgãos da família e órgãos. Utilizar o disque 100 é importante para ajudar idoso que estavam em situação de risco

Fonte: Meio Norte
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui