O decreto que trata da posse de armas será editado até a semana que vem. A declaração foi dada pelo, Onyx Lorenzoni, em entrevista à TV Globo, nesta terça-feira (8).
De acordo com o ministro, o governo deve elaborar o documento que flexibiliza o porte de armas de fogo, atendendo a um compromisso do presidente Jair Bolsonaro.
Ainda segundo Lorenzoni, o presidente tem pressa em elaborar o decreto, já que essa foi uma das bandeiras mais defendidas por Bolsonaro durante a campanha eleitoral.
O assunto foi abordado durante a segunda reunião ministerial, nesta terça. Jair Bolsonaro conversou com a equipe de ministros, ao reunir o Conselho de Governo, também composto por ele e pelo vice-presidente Hamilton Mourão. O encontro durou cerca de duas horas.
Ministros do governo Bolsonaro também defendem que no decreto que trata da flexibilização para a posse de armas seja incluída a exigência de o dono da arma ter um cofre em casa. A exigência, segundo defensores da ideia, é garantir que a arma esteja em local seguro, fora do alcance de crianças, por exemplo.
Na reunião desta terça, Bolsonaro e sua equipe ainda falaram em concretizar outras promessas de campanha, segundo informou Onyx. Outros tópicos destacados foram a desburocratização do serviço público e a indústria de multas ambientais.
Reportagem, Marquezan Araújo/Agência Radio