Em meio ao risco de um surto de sarampo, o Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (20) que irá vacinar ao menos 10 mil passageiros do MSC Seaview, um dos maiores navios de cruzeiro a transitarem na costa brasileira.
A medida ocorre após a confirmação de 13 casos da doença em tripulantes da embarcação, que reúne funcionários de diferentes nacionalidades. Outros cinco permanecem em investigação. Inicialmente, a suspeita era de que os funcionários estivessem com rubéola. Exames, no entanto, acabaram por confirmar o vírus do sarampo.
A situação levou a um alerta entre autoridades de saúde diante da possibilidade de expansão da doença também para os passageiros do navio, que pode comportar 5.420 pessoas. Nos últimos dias, o navio foi palco de um show do cantor Wesley Safadão.
Segundo o ministério, apesar de ainda não haver casos suspeitos, passageiros que embarcaram no navio em Santos no dia 16 deste mês podem ter sido expostos ao vírus e vir a desenvolver sintomas da doença -daí a necessidade urgente de vacinação.
A estratégia, que visa o bloqueio de casos, começará a ser aplicada a partir deste quarta para passageiros de seis meses a 49 anos que deixam o barco em Santos, no litoral paulista. A estimativa é que 5.000 deixem o cruzeiro nesta data. Em seguida, outros 5.000 passageiros, previstos para embarcarem no mesmo dia, também serão vacinados.
A exceção valerá para aqueles que apresentarem comprovante de vacinação em dia. As ações serão feitas em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e equipes de vigilância de São Paulo.
Em nota, o ministério alerta ainda aos passageiros que deixaram o barco nos últimos dias para que procurem imediatamente uma unidade de saúde caso identificarem sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite.
Fonte: Cidade Verde/Folhapress