A fé e a devoção marcaram o encerramento da Romaria de São Francisco da Pedra, realizada nesta sexta-feira (01) na localidade Mucambo. O evento, que já ultrapassa um século de tradição, reúne romeiros de diversas cidades do Piauí em torno da venerada figura de São Francisco de Assis, representada na formação rochosa do local.

A celebração eucarística, presidida pelo padre Davi e concelebrada pelos padres Francisco Ronaldo e Relson Figuerêdo da Paróquia de Pimenteiras, foi o ponto alto da festividade.

O pároco Padre Davi destacou a importância do local para os devotos. “Um local muito especial, um local de muita devoção e todo ano vai crescendo e eu louvo a Deus pela primeira vez, por estar aqui celebrando esta Santa Missa em honra a São Francisco de Assis, como o chamado São Francisco da Pedra, isso é uma alegria enorme para mim”, externou.

A fé do povo, segundo o pároco, é a força propulsora da romaria. “A fé do povo ninguém para, o povo vai vivendo a fé e vai colocando esta fé em prática e aí a igreja católica também vai seguindo o povo e vai administrando os sacramentos que são necessários para a realização desta festa tão bonita aqui no Mocambo.”

Envolvimento da Comunidade e Autoridades

A romaria também contou com a presença de autoridades municipais, que destacaram a importância do evento para a comunidade. A secretária de Cultura, Luiza Soares, ressaltou a tradição e a devoção do povo. “É muito gratificante, só temos a agradecer a Deus e a São Francisco da Pedra, por mais um ano, e por mais uma romaria de sucesso. Graças a Deus os romeiros compareceram.”

A Secretária de Educação, Antônia Evaneide, celebrou a tradição com gratidão junto com a Família.“É uma alegria assim tremenda porque é uma tradição passada de pai para filho e hoje poder estar aqui com meus filhos celebrando este momento é um momento de muita gratidão a Deus.”

O vice-prefeito Isauri Moura comemorou o crescimento da festividade na Serra do Mucambo. “Graças a Deus, as festividades aqui da Serra do Mucambo só têm crescido a cada dia e a gente, enquanto gestão, fica muito satisfeito por receber esses romeiros aqui no nosso município, fortalecer a fé. A fé em Deus é tudo na nossa vida e a gente precisa, realmente, honrar glórias a ele”, disse o Vice-prefeito.

Isauri Moura ainda destacou os esforços da gestão municipal na 20ª Romaria ao São Francisco da Pedra. “A gestão municipal tem feito um grande esforço para manter aqui a estrutura, o acesso, a estrada, a água, a energia, não tem sido fácil nesse momento, nesse período muito quente, de muita dificuldade, mas a gente tem conseguido, graças a Deus, tem dado certo.[…] Nós estamos agora na 20ª Romaria ao São Francisco da Pedra e a nossa intenção enquanto gestão é continuar fortalecendo cada vez mais essa parceria entre a igreja, os cristãos católicos e a Prefeitura de Lagoa do Sítio.”

O prefeito Sávio Moura, também frisou o investimento na estruturação do local e o fortalecimento da parceria entre a igreja e o poder público. “A vigésima Romaria, a gente se sente muito feliz em receber aqui diversas pessoas de diversas cidades na nossa região. Então, isso a cada ano vem melhorando e crescendo cada vez mais”, afirmou o prefeito.

O prefeito agradeceu as conquistas e pede bênçãos para continuar trabalhando por Lagoa do Sítio. “É só graças, graças a tudo que vem acontecendo na minha vida, na gestão, tudo que vem dando certo e pedir que Ele continue nos abençoando, nos guiando, sempre por o caminho certo, para que a gente possa fazer muito mais por Lago do Sítio, pelos munícipes”, disse.

O professor e historiador Antônio José relatou sobre o inicio da devoção popular.

“É realmente um local de devoção, uma grande referência para a região valenciana, que é a Pedra do São Francisco, na Serra do Mucambo, que tem mostrado que o povo edifica as coisas e a devoção popular, ela serve de sustentação para a manutenção da fé” aponta o historiador que fala sobre o surgimento do local.

“Aqui na Serra do Mucambo, a Pedra do São Francisco é, sim, uma grande referência, e eu lhes digo, em termos de estado do Piauí, em termos de região valenciana e em termos de Brasil, este local é desde 1865, quando estava havendo o recrutamento dos jovens e senhores para levar para os campos de batalha no Paraguai e com isso, eles se refugiaram aqui na serra e no momento de fome e de sede, eles se deparam com a bela imagem numa pedra que retratava São Francisco. Primeiro passo, uma reza do terço quando termina a reza, já não tinha mais fome, já não tinha mais sede e a partir dali, começa a devoção a São Francisco da Pedra. Esse espaço, ele é citado num livro de um austríaco por volta de 1928, Ludovico Schwennhagen de informações dadas pelo poeta João Ferri” relata o historiador que conclui enaltecendo a fé popular.

“É a Pedra do São Francisco, é a Romaria, é a fé, é o povo, o povo que faz a história, o povo, o povão mesmo, o povo popular, esse sim acredita na manutenção e sustenta a fé através dos seus, não é dos seus mitos, não, através da sua própria religiosidade”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui