Na última sexta-feira 01/04/, aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lagoa do Sítio. A reunião teve inicio as 19:00h e foi marcada pela aprovação do projeto de lei que dar o nome do saudoso João Antônio dos Reis (João Carlos), ao Núcleo Administrativo João Antônio dos Reis, prédio da nova sede das secretarias de saúde e de educação, localizado na Rua Maria Dona, em Lagoa do Sítio.
O projeto de Lei é de autoria do Vereador Antônio José, (Baguim), e foi aprovado por unanimidade dos presentes na última sessão. A família do homenageado, representada pelo Contador e Advogado, Antônio Carlos Alves Reis (Carlinhos), se inscreveu na casa de leis para fazer uso da fala e descrever um pouco da trajetória de vida do ex-vereador, ex-funcionário público e pai do vereador João Adailton, João Carlos.

                 Homenagem a João Antônio dos Reis (João Carlos)

Por Antônio Carlos Reis

 

Excelentíssimo senhor Presidente desta Câmara Municipal, vereador Francisco das Chagas Pereira de Melo, pelo qual saúdo a todos os demais vereadores que compõem esse legislativo municipal;

Excelentíssimo vereador João Adaildo A. dos Reis, digníssimo representante dos sitiolagoenses nessa Casa, pelo qual saúdo a todos os presentes nessa importante sessão;

Excelentíssimo vereador Pedro Paulo, pelo qual saúdo a todos os sitiolagoenses que nos assistem à distância nas redes sociais;

Primeiramente agradeço a Deus e em segundo lugar agradeço aos homens que fazem esta Augusta Casa pelo espaço que os abre nesta noite memorável.

Ilustres Senhoras e senhores!

Peço vênia para, em nome de todos os filhos e filhas, genros e noras, netos e netas, demais parentes, amigos e amigas que, como nós, também se sentem honrados com tão nobre homenagem, complementar as informações contidas na Mensagem do Projeto de Lei que acabou de ser lida aqui, apresentada pelo Executivo Municipal para apreciação nesta sessão magna.

No dia 23/03/1943, na localidade de Lagoa do Sítio, município de Valença do Piauí – PI, nasceu o sexto filho de Francisco Tenório dos Anjos e Antônia Ferreira dos Reis, a quem foi dado o nome de JOÃO ANTONIO DOS REIS, o nosso JOÃO CARLOS.

Cresceu em Lagoa do Sítio, em ambiente plenamente rural e logo cedo começou a trabalhar na roça, na agricultura familiar juntamente com seu pai e seus estudos não passaram do ensino fundamental. Era muito trabalhador, dedicado, zeloso e comprometido com a lida diária na roça!

João Carlos tornou-se rapaz, tinha boa aparência e era muito vaidoso, festeiro e namorador, e montado no seu estradeiro não perdia um forró nas redondezas de Lagoa do Sítio, principalmente na região do grande Sambito, Pinicada, Tapera, onde era muito conhecido e benquisto. Numa dessas festas naquela região conheceu a linda Cleonice, pernambucana e mulher de fibra, com quem casou-se e juntos construíram uma família de onze filhos, cinco homens e seis mulheres, sendo eles (o Carlim, Zezé, Neto, Lila, Adaildo, Janilde, Josélia, Josilene, Josineide, Heldim e Daiana; e ainda teve a graça de criar uma menina, a Mara).

Não cursou faculdade, mas logo cedo aprendeu com a própria vida que o trabalho honra e dignifica o homem, que importante mesmo não era construir patrimônio e riquezas materiais, mas ter o suficiente para criar e educar a família com dignidade, além de construir amizades e bons relacionamentos… dentre seus grandes amigos lembro-me agora de Abraão de Mundico Félix, Valdir de Chico Josino (in memoria), Henrique Tunico, Antônio Doca (in memoria), Joaquim Eudóxio (in memória), Ângelo Rabelo, Euclides Ferreira (in memória), Chico Hilário (in memória), Adão Tonheira e Erivan do Angico… João Carlos era amigo de todos os sitiolagoenses independentemente de idade, sexo, cor da pele, religião ou credo político.

Esse grande homem destacou-se por ser amigo de todos, por ter opinião própria e liderança entre os seus contemporâneos, e no ano de 1.976 foi eleito vereador tornando-se legítimo representante do então povoado de Lagoa do Sítio no legislativo municipal de Valença do Piauí. Naquele tempo ser vereador era uma decisão de servir literalmente ao povo, era um mandato voluntário pois não existia remuneração, não ganhava dinheiro, não tinha salário, exercia todo o seu trabalho por amor, por mera vontade de servir, e dessa forma atendia à demanda dos seus representados, de todos que o procuraram, sem distinção, e sem fazer cara feia porque entendia que ali era o seu ofício, o seu mister. Tinha um bom senso crítico e era austero e defensor da verdadeira política, e por assim ser, temendo desagregar relações, ainda nos anos 80 deixou a vida pública com seu nome respeitado e sem inimigos.

Até o ano de 1980 viveu e deu o sustento da sua família exclusivamente da atividade rural, botou uma “bodega” e então passou a ser comerciante, o que durou poucos anos porque reclamava que não sabia dizer não a nenhum necessitado e a ninguém que quisesse comprar fiado, e não sabia cobrar a seus clientes, por isso essa atividade não combinava com ele. Passou a ser funcionário público municipal na Prefeitura Municipal de Valença e Lagoa do Sítio onde laborou com dedicação por longos anos até se aposentar.

Em 03/03/2021, com 78 anos, o nosso João Carlos se despediu da vida terrena e foi morar no céu, deixando uma prole de 11 filhos e 21 netos.

Eis um pequeno resumo da vida do nosso pai, suficiente para torna-lo merecer de uma homenagem digna que ora presta o executivo e o legislativo sitiolagoenses na pessoa de seus representantes, eternizando o nome desse ilustre cidadão JOÃO ANTONIO DOS REIS (o nosso João Carlos)…

Por tudo isso, pelo reconhecimento, decisão e coragem desses ilustres gestores públicos em homenagear e eternizar o nome do nosso grande herói, nós, os filhos de João Carlos, somos todos eternamente gratos.

Gratidão!

 

Lagoa do Sítio – PI, 31/03/2022.

 

Antônio Carlos A. dos Reis

(pela família e amigos)

ASSISTA A SESSÃO COMPLETA;

Confira os cliques do fotografo Alderi Sousa;

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui