Na terça-feira (4), ocorreu uma coletiva de imprensa conduzida pelo Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná, com o objetivo de fornecer informações detalhadas sobre as operações de busca do avião de pequeno porte que desapareceu na Serra do Mar do estado na segunda-feira (3). Partindo de Umuarama às 07h50, o avião tinha como destino a cidade de Paranaguá, com previsão de pouso em torno das 12h24. No entanto, por volta das 12h15, houve a perda de sinal entre a aeronave e os centros de controle.

Avião desaparecido: bombeiros dizem que moradores escutaram estrondo

O comandante da corporação, Major Fabrício Frazatto dos Santos, descreveu a área do acidente como extremamente desafiadora e de acesso complicado, o que está dificultando as investigações sobre o desaparecimento no local. Além disso, o Major Fabrício Frazatto dos Santos ressaltou que, logo após a chegada das primeiras equipes à região, foram estabelecidos contatos com moradores locais, os quais relataram ter ouvido um estrondo por volta do mesmo horário em que ocorreu a perda de sinal da aeronave do modelo Piper Arrow.

Na terça-feira (4), ocorreu uma coletiva de imprensa conduzida pelo Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná, com o objetivo de fornecer informações detalhadas sobre as operações de busca do avião de pequeno porte que desapareceu na Serra do Mar do estado na segunda-feira (3). Partindo de Umuarama às 07h50, o avião tinha como destino a cidade de Paranaguá, com previsão de pouso em torno das 12h24. No entanto, por volta das 12h15, houve a perda de sinal entre a aeronave e os centros de controle.

O comandante da corporação, Major Fabrício Frazatto dos Santos, descreveu a área do acidente como extremamente desafiadora e de acesso complicado, o que está dificultando as investigações sobre o desaparecimento no local. Além disso, o Major Fabrício Frazatto dos Santos ressaltou que, logo após a chegada das primeiras equipes à região, foram estabelecidos contatos com moradores locais, os quais relataram ter ouvido um estrondo por volta do mesmo horário em que ocorreu a perda de sinal da aeronave do modelo Piper Arrow.

“Começamos a questionar moradores a respeito de informações que pudessem alimentar a nossa busca. Alguns moradores relataram terem ouvido um estrondo não característico daquele ambiente, que pode ser de uma colisão de um objeto grande, como uma possível aeronave”, disse Santos.

As operações de busca estão sendo lideradas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que mobilizou um total de cinco aeronaves para localizar o monomotor, bem como o piloto e os dois passageiros a bordo. Além das aeronaves da FAB, estão contribuindo com os esforços de busca as aeronaves da Casa Militar do Governo do Paraná e do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná.

Informações divulgadas pelo governo do Paraná dão conta de que dois servidores da Casa Civil estão no avião do modelo Piper Arrow: Felipe Furquim, de 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, de 42 anos. Já o piloto da aeronave foi identificado como Jonas Borges Julião, de 37 anos.

O piloto Jonas Julião, Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil) - Foto: Divulgação 

O piloto Jonas Julião, Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil) – Foto: Divulgação 

Equipe utiliza infravermelho para tentar detectar calor humano nas buscas

coordenador do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA), Alexandre Ferelli, informou que a equipe utiliza um helicóptero equipado com filtro infravermelho durante as buscas pelo avião desaparecido na Serra do Mar, no Paraná. “A câmera com o filtro infravermelho detecta o calor em corpos, mas não conseguimos detectar nada”, disse.

 

Fonte: Meio Norte

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui